domingo, 11 de janeiro de 2009

Stardust - O Mistério da Estrela --- Filme

Stardust - O Mistério da Estrela: cuidado com o que você deseja!
Fontes: o pôster foi retirado do site IMP Awards, e informações técnicas em geral do adorocinema.com.
Título original: Stardust
Direção: Matthew Vaughn
Baseado em obra de: Neil Gaiman
Gênero: Aventura/Fantasia
O que você recomenda depois disso? Sandman, Card Captor Sakura (no fundo, falam da mesma coisa)
Lá estava eu, uma belo dia, procurando um novo filme para assistir depois de um dia estressante de trabalho, quando vejo essa verdadeira maravilha à venda!
É claro, já qconhecia o filme de longa data (pelo menos de nome), mas nunca o havia assistido. Como as críticas de meus colegas de trabalho foram (muito) positivas (até do meu chefe!), resolvi comprar esse filme e assistí-lo.
E não me arrependo de tê-lo feito.
A trama, a princípio, é simples: Tristan é um jovem que é apaixonado pela belíssima Victoria. No entanto, Victoria também é sempre cortejada pelo jovem (e rico) Humphrey. Os três lados desse triângulo amoroso vivem em muralha, cidade que possui um muro que divide o mundo "real" de um mundo místico e encantado, em que tudo é possível. Um dia, após ser demitido de seu emprego, Tristan convida Victoria para um piquenique durante o qual ambos veem uma estrela cadentecaindo dos céus, e a qual Tristan promete à moça trazer em uma semana... ou ela aceitará o pedido de casamento de Humphrey.
Enquanto Tristan começa sua jornada, quatro irmãos descobrem que terão que disputar o reino a que tem direito numa corrida sem fim e mortal... corrida essa que envolve Tristan, de uma maneira que ele nem imagina!
Stardust é, basicamente, um conto-de-fadas, e um conto de fadas muito bem contado e realizado. Neil Gaiman (autor do texto original, no caso o livro Stardust, e também romancista, roteirista do aclamado Sandman e de uma futura série de HQs do Batman) é um gênio, e, apesar do filme ter várias diferenças em relação ao livro (o que acaba tornando o filme mais light), o próprio Gaiman admite que é uma obra independente da original.
O filme, no fundo, é uma fábula do amadurecimento, tanto de Tristan quanto de Yvaine (não sabe quem é Yvaine? Ah, só assistindo pra não estragar a surpresa!), mas nunca deixando de ser uma história de aventura, tenha-se dito! Além da ótima atuação de Claire Danes como Yvaine e de Charlie Cox como Tristan, podemos contar com a participação de astros como o grande Robert De Niro (Capitão Shakespeare) e da (ainda) belíssima Michelle Pfeiffer (a bruxa Lamia), que roubam bastante a cena em diversos momentos!
Stardust é um filme bem divertido. Quer dizer, ele é melhor do que muitos filmes como Nárnia (pelo menos o primeiro, que eu vi), que são meio como que "genérico de Senhor do Anéis", mas não quer dizer que seja ruim: simplesmente é um filme de fantasia bastante diferente e divertido, com boa trama e grandes reviravoltas.
E é aí que ele te conquista.
Nota Definitiva... 4 de 5.

Nenhum comentário: