domingo, 18 de janeiro de 2009

Rebobine, por Favor - Filme

Rebobine, por Favor: porque você também já quiz fazer uma versão de algum filme!
Fontes: a imagem veio do Cine 365, e as informações gerais e técnicas, do Cine Players.
Título original: Be Kind Rewind
Direção e roteiro: Michel Gondry
Gênero: Comédia/Drama
O que assistir depois dele? Qualquer coisa, mas numa fita VHS!
Sabe, há coisas na vida da gente que nos deixam com a já famosa nostalgia: primeira namorada, primeiro copo de cerveja, primeiro filme no cinema...
E é exatamente essa nostalgia que me tomou de assalto quando assisti esse filme.
Nunca havia assistido um filme de Michel Gondry, mas as boas críticas a filmes anteriores (como o famoso Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças) e o fato de ter no elenco os fenomenais Jack Black (Tenacious D, Escola do Rock), Mos Def (16 Quadras) e Danny Glover (a tetralogia Máquina Mortífera) me convenceram a ir até Botafogo, passar do ponto, atravessar um túnel "perigosíssimo" (igual a qualquer parte no mundo... hoje, onde não é perigoso?) e andar um pedação correndo para assistir esse filme, porque quase chego atrasado. Tá certo que eu acabei quase que morrendo de sede, suado e bastante triste com o preço absurdo do ingresso...
Mas aí você pergunta: valeu a pena?
E eu respondo... SIM!!!
A trama é a seguinte... Jerry e Mike são amigos. Jerry é um dono e ferro-velho completamente pirado e que acredita que "eles" (seja lá quem forem) tentam dominar nossas mentes através dos fornos microondas e da central de abastecimento elétrico da cidade, enquanto Mike trabalha em uma das últimas (senão a última) vídeo-locadoras do mundo.
No entanto, os problemas dos dois começam quando o chefe de Mike sai da cidade e deixa a locadora a encargo de Mike. Nesse período, Jerry sofre um acidente que o deixa magnetizado, e quando ele se aproxima das fitas da locadora... bem, lá se vão os filmes!
Vendo que é impossível arranjar os filmes novamente em VHS, Jerry e Mike são obrigados a um último recurso: eles mesmos regravarem os filmes, fazendo os papéis possíveis e se aproximando o que for possível do filme original. E eles regravam desde filmes clássicos, cmo Os Caça-Fantasmas até A Hora do Rush 2 (pois é, imagina Jack Black interpretando Jack Chan!). E quando isso acontece, tudo é possível.
Sabe, assistir Jack Black é sempre um prazer, e Mos Deff faz uma bela dupla com ele. Danny Glover, depois de um belo tempo afastado dos cinemas, também brilha no papel do dono da vídeo-locadora. No entanto, me atreveria a dizer que umas das maiores estrelas do filme são, na verdade, os filmes "suecados": as refilmagens toscas, divertidas e insólitas de 20 minutos que a dupla faz. Se não fosse por eles, o filme não teria nem ao menos razão de ser!
Com um roteiro genial, um elenco ótimo, além de grandes idéias, não perca o seu tempo e assista logo: assim você também vai poder fazer o seu próprio "suecado"!
Nota definitiva... 5 de 5.

2 comentários:

Perdido disse...

Preciso ver esse filme!

Só não entendi essas suas tags: comédia e drama? =D

Pato disse...

Só assistindo pra entender!