domingo, 25 de janeiro de 2009

Curtindo a Vida Adoidado - Filme

Curtindo a Vida Adoidado: SALVE FERRIS!!!
Fontes: a imagem é uma foto da edição brasileira do DVD comemorativo do filme, enquanto as informações técnicas e mais específicas saíram da Wikipédia.
Título original: Ferris Bueller's Day Off
Direção e roteiro: John Hughes
Gênero: Comédia
Faz um ou dois meses, eu comprei um filme genial que, por um acaso, achei no meu trabalho e fez parte (e ainda faz!) da minha juventude: Curtindo a Vida Adoidado. É impossível esquecer esse clássico, que sempre é reprisado pelo menos 1 vez por ano pela Globo, e é por isso que resolvi escrever sobre ele aqui.
Pra quem não conhece a trama, o filme conta um dia na vida do jovem Ferris Bueller, um estudante-padrão do Ensino Médio americano. Ou quase comum: Ferris tem a incrível habilidade de escapar das aulas e de seus pais sem nenhuma suspeita e com incrível desenvoltura, e ainda levar seus amigos com ele!
Esse dia, em especial, é mágico. É a nona vez que Bueller mata aula fingindo que está doente, e suas desculpas (e também o ano letivo) estão acabando. Para fazer esse dia valer a pena, Ferris chama seu amigo maníaco-depressivo Cameron Frye (que, na verdade, é o motivo pelo qual Ferris está matando aula, já que Ferris acredita que Cameron não vai ter uma vida adulta muito legal) e sua namorada Sloane Peterson (que ele não acredita que vá ficar junto dela depois do colegial). No entanto, para ter um dia perfeito, os três têm que escapar das garras do (pirado) diretor da escola, Ed Rooney!
Curtindo a Vida Adoidado é, com certeza, o mais famoso (e melhor) filme de Matthew Broderick, sendo que até as gerações mais novas têm admiração por esse filme. Mas não é pra menos: esse filme é uma ode à liberdade. À primeira vista, os personagens parecem estar só matando aula por mais um dia, mas eles também estão aproveitando o que seriam os últimos dias de sua liberdade. Afinal, assim que se formarem, serão obrigados a adentrar no mundo adulto, e nada mais será como antes. E essa é uma situação com a qual todos nós, que hoje somos adultos, já nos confrontamos. Mas, diga a verdade, você nunca quis viver a vida, por pelo menos um dia, do jeito que você queria?
Nota definitiva... 5 de 5.

Nenhum comentário: