terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Arqueiro Verde: O Espírito da Flecha - HQ

Arqueiro Verde: O Espírito da Flecha - uma luta pra voltar à vida. Literalmente.
Fontes: a imagem foi tirada do Louco por Gibis
Equipe de trabalho: Kevin Smith (roteiro), Phil Hester (desenhos), Ande Parks (arte-final)
Editoras: DC (EUA), Panini (Brasil)
Gênero: Aventura/Super-Heróis/Drama
O que você recomenda depois disso? qualquer coisa do Kevin Smith, seja nas HQs ou no cinema; Arqueiro Verde: A Busca
Bom, antes de mais nada, devo explicações: não postei semana passada porque não tinha tempo. Comecei a trabalhar, e, como não dava pra administrar o meu tempo ainda, não consegui postar nada. Pra compensar, resolvi falar de uma das melhores HQs que já li.
Tem alguém que não conhece o personagem e esteja lendo essa matéria? Digo que é difícil. Basta lembrar que ele está em Smallvile (é, aquele seriado mesmo) e foi uma das estrelas do desenho animado Liga da Justiça Sem Limites. No entanto, o Ollie (o apelido de Olliver Queen, o Arqueiro Verde, entre seus amigos) das HQs é um tanto diferente: nada fiel (é reconhecido que ele traiu várias vezes a Canário Negro, sua parceira e namorada) e já chegou até mesmo ao ponto de matar alguém com suas flechas. Mesmo assim, muito da personalidade original dele foi mantida nas duas adaptações (mesmo que, em Smallvile, ele pareça mais o Batman... -_-').
Pra quem não conhece o personagem, um breve resumo: Olliver Queen era só um ricaço a fim de esbanjar grana, até que vai parar numa ilha deserta e descobre que tem uma imensa afinidade com arco e flecha. De volta ao convívio com a sociedade, Queen descobre que pode fazer muito mais pela sociedade, se tornando um super-herói ao aproveitar seu talento recém-descoberto. Sob a identidade de Arqueiro Verde, Queen fez parte da Liga da Justiça e se tornou amigo de diversos outros vigilantes, como Batman, Superman e Questão. Queen é um grandescíssimo canalha em termos românticos, já que, apesar de ter um relacionamento fixo com Dinah Lance (a vigilante Canário Negro), já a traiu com diversas outras mulheres (inclusive uma amiga de Dinah).
Bom, sabendo disso, vamos à minissérie.
Tudo começa com a gente vendo uma conversa entre Batman e Superman, quando Superman diz que parece que "algo abandonou o ser dele". Ainda nesse comecinho, vemos um velho conhecido dos fãs da DC, Hal Jordan, fazendo alguém surgir do nada.
Tempos depois, vemos um Arqueiro Verde, com um arsenal feito de lixo, vestindo trapos e completamente desmemoriado, salvando a vida de um homem. Esse homem, chamado Stanley Dover, em troca o acolhe e financia sua cruzada contra o crime (já que é podre de rico). Em uma de suas noites de vigilantismo, Ollie salva a vida de uma jovem chamada Mia Dearden, que era obrigada por seu namorado a se prostituir, e acabam se tornando amigos. Mas ele vai reencontrar vários de seus amigos também... e conhecer seu filho.
Mas o maior mistério é: é de conhecimento público que o Arqueiro Verde morreu numa explosão de avião! Então esse não é o verdadeiro? Mas, se for, como ele está vivo?
O roteiro é do genial Kevin Smith. Ele já roteirizou diversas HQs (como Batman e Demolidor) e é um famosíssimo cineasta. Quem é um pouquinho mais velho (tipo a minha idade) conhece os filmes O Balconista, Procura-se Amy, O Império (do Besteirol) Contra-Ataca e Dogma. Ele também é conhecido por ser um grandescíssimo nerd, sempre colocando referências a Star Wars.
O Espírito da Flecha é uma minissérie incrível. Faz diversas referências às HQs antigas do personagem, mas, ao mesmo tempo que isso é uma benção, também é uma maldição: é preciso conhecer algo do personagem para não ficar boiando no meio da história, apesar da história dar uma "revisada" no passado do personagem. Tem várias participações especiais de personagens famosos (como a participação de toda a Liga da Justiça da época, e de seu ex-parceiro Ricardito, agora sob o codinome Arsenal). O traço de Phil Hester também é muito legal, se adequa muito bem à história.
Nota Definitiva... 4 de 5.

Nenhum comentário: